A partilha de bens é um dos conflitos mais ocorrentes com famílias pelo Brasil. Por exemplo, no caso de divórcio, o valor da propriedade imóvel é um assunto que gera uma série de discussões. Pensando nisso, o ideal é fazer a avaliação de imóveis para partilha de bens já que ele pode ser uma forma de ajuda na solução do problema.
Caso você esteja passando pela situação ou tem dúvidas de como agir na divisão de bens, leia esse artigo que preparamos especialmente para sanar questões sobre como avaliar os imóveis na partilha pode evitar atritos. Vamos lá?
O que é avaliação de imóveis para partilha de bens?
A avaliação de imóveis para partilha de bens é um relatório que tem o objetivo de estipular o valor real de determinado bem, seguindo todas as normas da ABNT, sistema CONFEA-CREA, diretrizes IBAPE e RICS. Esse laudo é extremamente fundamental para assegurar uma negociação tranquila em processos judiciais.
Como é feita a avaliação de imóveis para partilha de bens?
Quando o avaliador é solicitado, ele realiza um cálculo seguindo seus conhecimentos técnicos e mercadológicos. Esse método preciso garantirá o valor do patrimônio. No caso de uma ação litigiosa, o próprio juiz designa um profissional para fazer esse trabalho para usá-lo como prova no processo. Dessa forma, esse método ajudará tomar as decisões sobre a partilha.
É importante frisar que ações extrajudiciais podem ser menos exaustivas e bem mais baratas. Possuindo o laudo em mãos, fica mais fácil cessar o conflito, já que o avaliador será imparcial na situação.
Como são feitos tecnicamente os laudos da avaliação de imóveis para partilha de bens?
Os laudos da avaliação de imóveis são feitos baseados na norma nº 14.653 da ABNT. Esse regulamento define os critérios que serão usados pelo profissional. As características que podem ser levadas em consideração nesse procedimento são:
-
Metragem;
-
Idade;
-
Acabamento;
-
Cômodos;
-
Vícios construtivos do imóvel;
-
Topografia;
-
Zoneamento do terreno;
-
Facilidade a acesso, a transportes e a áreas comerciais da região;
-
Tendências mercadológicas.
Não menos importante é fazer uma análise jurídica sobre a documentação da propriedade, tais como:
-
Documentos de matrícula;
-
IPTU;
-
Readequação;
-
Atualização dos documentos do imóvel;
-
Dentre outros.
Quer saber mais sobre avaliação de imóveis?
Caso você tenha mais dúvidas sobre avaliação de imóveis para partilha de bens? Basta deixar um comentário formulário. Nossos especialistas terão o prazer de lhe orientar!